Translate

sábado, 14 de julho de 2012

Os Celtas - Parte V - Os Mitos Galeses



Assim como os mitos Irlandeses fazem parte da mitologia celta, os mitos Galeses também fazem.

Foram preservados pela tradição oral e pelos 11 contos Mabionogion(Termo utilizado pela tradutora Lady Charlotte Guest, em 1849), dividido em 3 grupos e escritos em gaélico medieval. Entre eles:

Quatro Ramos do Mabinogi: o ciclo mitológico das três famílias de Deuses: As histórias entre elas : Pwyll, o Príncipe de Dyfed; Branwen, Filha de Llyr; Manawyddan, Filho de Llyr, Math, Filho de Mathonwy.

Contos Nativos: as lendas célticas compiladas por Lady Charlotte Guest. Entre esse ciclo estão inclusas as seguintes histórias: Culhwch e Olwen; O sonho de Rhonabwy e O sonho de Macsen Wledig.

Romances Arthurianos: as versões galesas dos contos arthurianos. Entre eles estão: Owain, a Dama da Fonte,Peredur, filho de Efrawg, Geraint, filho de Erbin e o romance de Taliesin

Os Mitos Galeses são muito amplos, e baseados em Mabinogion, e assim como os Irlandeses, é mais um panteão, os Celtas eram divididos em várias mitologias, lembrando que eram uma epopeia, não habitaram só a Irlanda, mas também o País de Gales, a Cornualha, Portugal e a Galiza.

Octo Ewen Chliste

0 comentários:

Postar um comentário