sexta-feira, 13 de julho de 2012

Os Celtas - Parte lV - Os mitos Irlandeses




Os mitos irlandeses sempre foram passados oralmente, na Irlanda, pouco se tem sobre eles, o que se encontra está registrado em livros como: O Livro das Invasões, O Livro da vaca marrom, O Livro de Leinster, O Livro de Ballymote, O Livro de Lecan, O Livro amarelo de Lecan e O Livro dos Fermoy.

A mitologia em si, se divide em ciclos, tais como:

Ciclo Mitológico irlandês: relata a história da Irlanda e a origem delas, as invasões, os Tuatha de Danann até a chegada dos Milesianos.

Ciclo do Ulster: relata o reinado de Conchobar Mac Ness, Rei de Ulster, no início da era cristã e os feitos do herói CuChulainn e os guerreiros Ulaid, chamado antigamente de "Ciclo do Ramo Vermelho". CuChulainn é filho de Lugh e Dechtire, irmã

de Conchobar e que era casada com Sualtam.

Ciclo Feniano: relata as Histórias populares, que ficaram conhecidas a partir do século lll, também chamado de ciclo Ossiânico, conta a trajetória de Finn Mac Cumhail e os Fianna.

Ciclo dos Reis ou Ciclo Histórico: Fatos e historias dos Milesianos, inclui partes do ciclo de Ulster, o qual foi contado pelos bardos.

Os mitos irlandeses vão muito alem desses quatro ciclos, essas relatam viagens de outros mundos, até mesmo de Tir na nÓg. Esses mitos são chamados de immram

0 comentários:

Postar um comentário