Translate

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os Celtas - Parte lll - Oisín e Niamh



Em uma manhã de verão, Finn(líder do exercito dos Fianna) e Oisín  estavam caçando com seus companheiros, quando viram uma linda moça montada em um cavalo branco se aproximar.

Ela se aproximou, disse ser filha do Rei de Tir na nÓg e pediu para Finn permissão para casar com Oisín, e levá-lo a Tir na nÓg.

Finn disse que apenas permitiria se fosse por amor.

O coração de Óisin estava tomado de amor pela fada Niamh(que também esta associada aos Tuatha dé Danann, e filhe de Manannán Mac Lir, o Senhor do Outro Mundo.

Niamh recitou um encantamento que deixou todos encantados, sua voz suave hipnotizou todos.

Então Oisín e Niamh montaram no cavalo e foram para Tir na nÓg, e em um piscar de olhos, desapareceram pelas colinas de Erin, e Oisín nunca mais foi visto por lá.

Chegando lá, as brumas confundiram Oisín, mas logo após, chegou uma linda donzela montada em um corcel marrom, segurando uma maçã dourada, e depois apareceu um belo jovem, montado em um cavalo branco, colocou um manto púrpuro em suas costas e uma espada de ouro em sua mão. Oisín perguntou a Niamh o porque das aparições, ela disse para ele esperar até chegar em Tir na nÓg.

Chegaram a Tir na nÓg e Oisín ficou maravilhado com a beleza do lugar, disse isso diante de uma praia de areia dourada. Para sua surpresa, lá os animais se aproximavam para serem acariciados, sem nenhum medo.
"O povo veio encontra-los, levando eles ao castelo do pai de Niamh, quando eles se encontraram, ele disse em alto e bom tom para todos ouvirem algo assim: - "Bem-vindo, Oisín, filho de Finn, à Terra da Juventude, onde a tristeza, o cansaço e a morte não irão mais lhe tocar. Por tua
fidelidade e bravura, poeta chefe da raça dos homens de Erin, o Bardo guerreiro poderá agora viver conosco, um mortal entre os imortais."

Niamh e Oisín então se casaram e tiveram uma longa vida de felicidade.

Porém, o tempo não pode apagar de Oisín as memórias de sua família, então um dia ele pediu a Niamh para deixa-lo voltar ao mundo dos homens. Niamh chorou e suplicou que ele desistisse, que era um desperdício. Ele disse que a terra era um desperdício, mais que ele precisava voltar para ver seu pai. Ela entregou o cavalo branco, no qual eles foram a Tir na nÓg, e disse que ele nunca poderia colocar os pés sobre o solo, ou não conseguiria voltar a Terra da Juventude.

Antes de sair, Oisín segurou Niamh nos braços e a beijou longamente, e prometeu que não ia ficar por muito tempo e que jamais desceria do cavalo.

Chegando a Terra, Oisín foi tomado por uma sensação de panico, a Terra estava completamente diferente, 300 anos haviam se passado, sua família estava morta, não gostando do que viu, Oisín resolveu voltar a Terra da Juventude, no caminho, encontrou uns homens tentando levantar uma pedra, resolveu ajuda-lo, descendo do corcel, viu ele desaparecendo e Niamh virando apenas uma lembrança distante.

Oisín vagou por muito tempo a Irlanda até a chegada de St. Patrick, que o levou para casa e o converteu ao cristianismo, ele contou tudo a St. Patrick sobre Niamh e Tir na nÓg. Oisín morreu sem nunca mais encontrar Niamh, e nem Tir na nÓg.


Octo Ewen Chliste

0 comentários:

Postar um comentário