quarta-feira, 11 de julho de 2012

Os Celtas - Parte 1

Oi,gente.Td bom?! ^^ Então... hj nós começaremos a falar sobre Os Celtas.Vamos dividir esse post nos seguintes tópicos:

- Quem eram os Celtas?
- Como viviam religiosamente?

- Que relação eles tem com a bruxaria?
- Wicca Celta hoje em dia

QUEM ERAM OS CELTAS?

Celtas é a designação dada a um conjunto de povos (um etnónimo), organizados em múltiplas tribos e pertencentes à família linguística indo-europeia que se espalhou pela maior parte do oeste da Europa a partir do segundo milénio a.C.. A primeira referência literária aos celtas (Κελτοί) foi feita pelo historiador grego Hecateu de Mileto no século VI a.C..

Boa parte da população da Europa ocidental pertencia às etnias celtas até a eventual conquista daqueles territórios pelo Império Romano; organizavam-se em tribos, que ocupavam o território desde a península Ibérica até a Anatólia. A maioria dos povos celtas foi conquistada, e mais tarde integrada, pelos Romanos, embora o modo de vida celta tenha, sob muitas formas e com muitas alterações resultantes da aculturação devida aos invasores e à posterior cristianização, sobrevivido em grande parte do território por eles ocupado.

Existiam diversos grupos celtas compostos de várias tribos, entre eles os bretões, os gauleses, os escotos, os eburões, os batavos, os belgas, os gálatas, os trinovantes e os caledônios. Muitos destes grupos deram origem ao nome das províncias romanas na Europa, as quais que mais tarde batizaram alguns dos estados-nações medievais e modernos da Europa

Outras regiões europeias que também se identificam com a cultura celta são o País de Gales, uma entidade sub-nacional do Reino Unido, a Cornualha (Reino Unido), a Gália (França, e norte da Itália), o norte de Portugal e a Galiza (noroeste da Espanha). Nestas regiões os traços linguísticos celtas sobrevivem nos topônimos, nalgumas formas linguísticas, no folclore e tradições.

COMO VIVIAM RELIGIOSAMENTE?

Os celtas,assim como as bruxas de hj,celebravam os solstícios e equinócios,porém seus festivais mais importantes eram Imbolc,Samhain,Beltane e Lughnasadh(ou Lammas).Seus sacerdotes eram os druidas.A palavra druida deriva das palavras OAK(carvalho) e WID(saber)do indo europeu que significa O Saber do Carvaho.Os celtas viam o carvalho e o visco como sagrados.Alguns dizem que quando colhiam um visco,eles deixavam sob a árvore um sacrifício de três bois brancos e era preciso cortá-lo com uma faca de cabo branco,outros dizem que era cortado um dia antes do solstício de inverno,outros 7 dias antes da lua nova com uma faca de prata,outros com faca de ouro.No final,eu deixo alguns link para que vcs decidam qual lhe parecem mais apropriado.

- QUE RELAÇÃO ELES TEM COM A BRUXARIA?

Muita... mesmo!!!O conhecimento que temos hj em dia na magia,grande parte se deve aos celtas.Seus sacerdotes eram grandes conhecedores das ervas e madeiras,principalmente.Nossos festivais são baseados nos deles,símbolos como o caldeirão e triquetra são de suas culturas tbm.

WICCA CELTA HOJE EM DIA.

Eu sei mt pouco sobre a Wicca Celta,mas conheço duas bruxas celtas,a Luna(do Grimório da Luna) e a Laurie Cabot(Bruxa Oficial de Salém).Pelo que eu observei em seus trabalhos,a wicca celta dá mt enfase à meditação,harmonia e auto-conhecimento,usam bastante o conhecimento das ervas(obviamente),seus rituais são mt alegres e iluminados e tbm prezam sempre pela harmonia e felicidade de seu grupo de amigos e familiares.

Pra fechar esse post,eu coloco alguns links e livros para vcs saberem mais sobre eles ok?!

Links:
http://valedomago.blogspot.com.br/2012/06/o-visco-dos-druidas.html
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=03063
http://pt.wikipedia.org/wiki/Druida
http://www.templodeavalon.com/modules/mastop_publish/?tac=Os_Celtas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Celtas

Livros:
O Livro Celta da Vida e da Morte - Juliette Wood
O Livro Secreto da Magia Celta - Montse Osuna


                                                                                                                                BB
                                                                                                                                   Orion Kearney

Um comentário:

  1. Fico feliz em citar meu blog valedomagoo@blogspot.com, como referência...
    Obrigado!

    Oengus

    ResponderExcluir